História

A Tradição com Inovação

A Centro Universitário UniDomBosco se compromete inicialmente com a qualidade do ensino, buscando oferecer educação superior de excelência acadêmica. Tal fato ilumina o objeto dos esforços institucionais, o acadêmico. Entende-se que educação de excelência não se resume a instalações de qualidade, aplicação de tecnologia aos processos de ensino/aprendizagem ou a presença de professores titulados.

Educação de excelência, implica na otimização de todos os recursos listados acima para motivar o acadêmico a descobrir suas potencialidades e desenvolvê-las. Tal integração somente é possível com projetos pedagógicos fundados nos princípios de qualidade que sempre permearam o espírito do Grupo UniDomBosco (seriedade, competência, consciência e dedicação).

#

#

Desde 2009, a instituição busca na atuação do Núcleo de Pesquisa e Iniciação científica, fortalecer a pesquisa na construção do conhecimento, entendendo a pesquisa como ferramenta de aprendizado, conforme pode ser observado pela Iniciação Científica Curricular.

Mas não obstante aos aspectos técnicos profissionalizantes dos cursos ofertados pela Centro Universitário UniDomBosco, a formação focada em valores e atitudes busca a formação de um egresso integrado às demandas de seu tempo, conhecedor de seu momento histórico e de sua participação no desenvolvimento econômico e social de seu país e das sociedades às quais sua atuação profissional for demandada.


Histórico de implantação e desenvolvimento da instituição

A Centro Universitário UniDomBosco é uma Instituição Privada de Ensino Superior (IPES), idealizada por um grupo de professores advindos do Ensino Superior público e particular do Estado do Paraná. Foi credenciada em 2000 pela Portaria n° 441 de 30/03/2000, após o cumprimento de todos os trâmites de avaliação estabelecidos pelo Ministério da Educação. A IES opera com autonomia acadêmica e administrativa, funcionando como uma das unidades do Grupo UniDomBosco, pertencente ao complexo empresarial Sistema Educacional Brasileiro (Grupo SEB).

O Grupo UniDomBosco, foi fundado no ano de 1962, com o objetivo de preparar candidatos aos vestibulares para o Curso de Engenharia. Posteriormente, o Curso UniDomBosco ampliou a sua ação e incluiu a preparação de candidatos para as áreas de tecnologia e biologia. Atualmente, o Grupo é constituído pelas seguintes empresas:


O Colégio UniDomBosco S/C Ltda., criado no ano de 1973, dedica-se ao ensino regular, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Ministra aulas em quatro sedes, no município de Curitiba.


O Curso UniDomBosco S/C Ltda., dedica-se à preparação de candidatos aos processos seletivos para o Ensino Superior e ENEM. Possui duas sedes no município de Curitiba.

O UniDomBosco Ensino Superior Ltda., Mantenedora da Centro Universitário UniDomBosco, estabelecimento educacional direcionado para o ensino superior de graduação e de pós-graduação, nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Sociais Aplicadas e Humanas. Possui duas sedes no município de Curitiba.


lawyer

A força deste complexo empresarial atua na mantença da Centro Universitário UniDomBosco garantindo sua autonomia, como uma unidade voltada para o desenvolvimento de serviços no Ensino Superior, e fornecendo o aporte de recursos necessários para fazer frente aos desafios que caracterizam o cenário atual.

Com a expansão e solidificação da Instituição, em 2014, deu-se início ao procedimento para credenciamento em Centro Universitário. A autoavaliação institucional é formalizada e a atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) passa a contribuir para a qualidade e o crescimento equilibrado da Instituição. Em 2014, a Instituição recebeu credenciamento na modalidade a distância, por meio da Portaria MEC nº 669 de 05/08/2014, visando levar a qualidade UniDomBosco para além das fronteiras de Curitiba. No ano de 2011, inicia-se a implantação de polos de apoio presencial regionais, objetivando acelerar ações em diversos estados brasileiros, aumentando a capilaridade, visibilidade e, sobretudo, o acesso ao Ensino Superior a um grande número de pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados.

A partir de 2015, inicia-se a oferta de novos cursos a distância, sendo firmadas novas parcerias, ocasionando expansão e crescimento com qualidade no ensino, na iniciação científica e na extensão.

No início de 2016, a Instituição tem confirmado seu segundo recredenciamento como Faculdade, por meio da Portaria nº 285 de 18/04/2016 publicada no DOU de 19/04/2016.

Ao longo desse tempo, sobressai a vocação institucional para a excelência no ensino e aprendizagem, a apropriação das novas tecnologias na mediação pedagógica e na gestão, a inclusão de mais estudantes na Educação Superior, sempre prezando pela qualidade.


Ao longo de sua recente história, a Centro Universitário UniDomBosco também se destaca por importante produção científica, artística e cultural de seu corpo docente, comprovada nas publicações em diversos periódicos e participação em diversificadas atividades culturais e artísticas.

Em 2014, a Centro Universitário UniDomBosco aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC (Leis 12.513 e 12.816), passando a ofertar, em apoio à política governamental, cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Assim, a história desta Instituição revela, além de seu crescimento e solidificação, seu compromisso com a educação de qualidade e com o desenvolvimento regional e nacional.

A Centro Universitário UniDomBosco, tem 11 polos de ensino a distância credenciados pelo MEC em 08 estados brasileiros, e conta com aproximadamente 4.310 estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação.